Seu plano de marketing na web para 2020

Com o Ano Novo chegando, muitas vezes decidimos melhorar nosso comportamento, saúde ou relacionamentos pessoais. Deixe-me dizer-lhe, você está perdendo seu tempo. Eu estou bem, você está bem. É o nosso marketing na Web que está uma bagunça.

Temos sites fora de forma, marketing sem direção na Web e estamos perdidos nos motores de busca. É hora de parar de se preocupar com o auto-aperfeiçoamento e começar a se preocupar com o aprimoramento do marketing na Web!

Embora todas as empresas tenham objetivos e necessidades diferentes, considere esses doze itens ao criar seu próprio plano de marketing na Web para o próximo ano. Reorganize o pedido de acordo com sua programação em 2020.

Janeiro

Configure um orçamento de marketing na Web. Eu sei, esta é sua parte favorita: o orçamento. No entanto, uma vez que você tenha decidido quanto dinheiro planeja gastar trimestralmente ou mensalmente, a decisão de gastar o seu dinheiro em marketing fica muito mais fácil. Você também vai querer dedicar algum tempo para seus esforços de marketing na Web. Afinal, muitas das seguintes tarefas são mais sobre tempo do que dinheiro.

Fevereiro

Faça uma auditoria em seu site (iniciante). Muitas vezes, ficamos surpresos ou consternados com o material que está em nosso site: biografias de ex-funcionários, links para sites que não existem mais, lista de preços de 2001. Passe algum tempo revisando o conteúdo do seu site e livre-se de qualquer coisa desatualizada ou que não expresse mais quem você é. Nada desativa as perspectivas mais rapidamente do que um site negligenciado.

Março

Audite seu site (avançado.) Revise seus relatórios de tráfego e decida se sua navegação precisa ser atualizada. Talvez algumas partes do seu site estejam recebendo muito tráfego e devam ser promovidas na página inicial. Se outras seções ou páginas estiverem sendo ignoradas, elas podem precisar ser removidas … ou promovidas. Preencha todos os formulários da Web (contato, pesquisa etc.) e leia o “texto oculto” que aparece nas páginas de destino. Reescreva a cópia que parece datada ou incorreta.

Abril

Comece a ler blogs em seu setor. Faça o download de um leitor de notícias (eu recomendo usuários do NetNewsWire para Mac) ou configure uma conta gratuita no Bloglines. Para encontrar blogs em seu setor, você pode fazer pesquisas no Technorati ou acessar o BlogCatalog, entre outros. Certifique-se de ler os blogs de seus concorrentes e de seus clientes.

Maio

Comece seu próprio blog. Você sabia que isso estava chegando, certo? Os blogs estão se tornando uma parte importante, talvez essencial, das comunicações comerciais. Não importa o tamanho da sua organização, um blog pode ser uma ótima maneira de se conectar com seus clientes … e com seus futuros clientes.

Junho

Assine os boletins por e-mail de seus concorrentes. Este é um recurso fantástico (geralmente) gratuito de consultoria direcionado aos seus clientes. Você não deveria saber o que sua concorrência está recomendando? Talvez eles saibam algo que você não sabe!

Você provavelmente já conhece muitos de seus concorrentes e pode visitar o site deles para ver se eles oferecem um boletim por e-mail. No entanto, você pode pesquisar no Google “seu setor + boletim de notícias por e-mail” para encontrar alguns e-zines novos para você. (Você também deve ler os boletins dos seus clientes; não pode saber muito sobre os negócios deles.)

Julho

Comece seu próprio boletim por e-mail ou inicie a taxa de inscrição. Se você não está publicando um boletim por e-mail, está perdendo uma das ferramentas de marketing na Web mais econômicas à sua disposição. Use um provedor de serviços de e-mail (ESP) para gerenciar sua lista de assinantes e publicar um ezine regularmente.

Se você já está publicando um boletim informativo por e-mail, tente algumas idéias novas para aumentar sua base de assinantes. Ofereça um artigo gratuito para novos assinantes, sortear um prêmio para um assinante por mês ou anunciar em um boletim informativo complementar.

Agosto

Trolls de painéis de discussão em seu setor. Existem painéis de discussão sobre todos os tópicos, e certamente alguns no seu setor (ou no setor de seu público-alvo). Ao ler as postagens nesses painéis de discussão, você pode entender o que os clientes em potencial estão procurando e criar produtos ou serviços que atender às suas necessidades.

Ao postar respostas, você pode se estabelecer rapidamente como um especialista e criar links que direcionam tráfego para o seu site, melhorando a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa!

Setembro

Comece a ouvir podcasts. O New Oxford American Dictionary nomeou “podcast” como a palavra do ano de 2005, então talvez você não deva esperar até setembro antes de sintonizar.

Se o podcasting se torna parte do seu marketing na Web, é importante entender como o podcasting funciona e como outras empresas (incluindo a concorrência) o utilizam. Visite a iTunes Music Store ou um diretório de podcasts como o Podcast Alley e comece a experimentar alguns podcasts. Não sabe por onde começar? O programa PodFinder de Adam Curry (disponível na iTunes Music Store) destaca novos podcasts a cada episódio.

Outubro

Considere iniciar seu próprio podcast. Não posso recomendar podcasting para todas as empresas, ou mesmo para a maioria das empresas. Eu ainda acredito que existem maneiras mais eficazes de se comunicar com clientes em potencial e clientes. No entanto, algumas empresas se beneficiarão da oferta de um podcast. Lembre-se do seu público-alvo e se ele fará o download de áudio no computador ou no mp3 player.

Novembro

Envie alguns de seus artigos para diretórios de artigos. Uma ótima maneira de aumentar sua “capacidade de busca” nos mecanismos de pesquisa é ter muitos links de entrada de qualidade. Um método comprovado para fazer isso é fazer com que os artigos que você escreveu apareçam em outros sites com links para o seu. Para publicar seus artigos em outros sites, consulte os diretórios de artigos como The Phantom Writers e iSnare.

Dezembro

Adicione a funcionalidade de compartilhar esta página a alguns ou a todo o seu site. Como as pessoas sofrem com a sobrecarga de informações, elas se apóiam mais nas recomendações de amigos e familiares. Facilite essa publicidade boca a boca, permitindo que os visitantes do site “compartilhem esta página” rapidamente com um amigo ou colega. Você pode até incluir sua própria mensagem de marketing incorporada no email que chega na caixa de correio dos amigos.