Empresário do Ano de Araguari é homenageado pela Federaminas

Alarico Assumpção Júnior recebeu a premiação Mérito Empresarial 2017 dois dias após ser reeleito para o quarto mandato de presidente da Fenabrave

Por Aloisio Nunes de Faria 29/11/2017 - 18:50 hs
Foto: Divulgação
Empresário do Ano de Araguari é homenageado pela Federaminas
Alarico Assumpção Júnior ladeado pelos empresários Carlos Antonio Vieira, presidente da ACIA e Emílio Parolini (à direita), presidente da Federaminas. Foto: Divulgação
O Empresário do Ano de Araguari, Alarico Assumpção Júnior, foi homenageado pela Federaminas-Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais durante a solenidade Mérito Empresarial 2017, realizada no último sábado (25/11), no Tauá Grande Hotel Termas de Araxá. 
 
Eleito Empresário do Ano pela ACIA-Associação Comercial e Industrial de Araguari, Alarico Assumpção Júnior recebeu a premiação da Federaminas dois dias após ser reeleito para o quarto mandato de presidente da Fenabrave-Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, setor em que atua desde os 14 anos de idade. O homenageado é natural de Araguari, tem 63 anos e é casado com a também araguarina Denise Nader, com quem tem três filhos.
 
Alarico agradeceu a homenagem lembrando que seu pai, já falecido, acreditou e investiu fortemente na cidade de Araguari, no ramo de ferragem, material de construção e concessionárias de veículos. "Tudo que aprendi com ele, procurei dar continuidade a este meu exemplo, que foi este o meu berço". Disse ainda ter muito orgulho de ser nascido em Araguari. "Recebo com muita humildade, porém, com muita responsabilidade, esta indicação da ACIA a receber o título de Empresário do Ano, em noite de gala do Mérito Empresarial. Muito obrigado ACIA, muito obrigado Araguari", finalizou.
 
Para o presidente da ACIA, Carlos Antônio Vieira, o prêmio salienta a importância do empresário como representante de Araguari junto a um dos setores econômicos mais importantes para o Brasil. “Esta condecoração é o justo reconhecimento do trabalho grandioso desenvolvido por Alarico Assumpção Júnior, na vida empresarial e no associativismo. Este prêmio também representa a importância de inúmeros filhos de Araguari espalhados por todo o país, que representam e dignificam o nome da cidade nos mais diversos segmentos de atividades".
 
A homenagem
 
O Mérito Empresarial é realizado desde os anos 1970 para homenagear os empresários do ano que tiveram seus nomes escolhidos pelas associações comerciais por se destacarem em suas cidades na atividade nas empresas, na participação no movimento associativo e em ações de interesse de suas comunidades.  De acordo com o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, os indicados para receber o diploma e a medalha do Mérito Empresarial 2017 são reconhecidos por gerar  empregos e criar riquezas em suas regiões, prestando, assim, a sua parcela de contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Estado e do País. Nesse ano, foram homenageados 80 empresários, representando municípios das diversas partes do estado.
 
Em discurso no evento, além de parabenizar o presidente Parolini, George Pinheiro, o presidente da CACB-Confederação das Associações Comerciais do Brasil, disse perceber, ali, presidentes dispostos a crescerem e a garantirem saúde para suas empresas e para si mesmos. A afirmação foi feita em alusão ao tema do XX Congresso da Federaminas: “Gestão Saudável – Cuidando de você e de seu negócio!”.
 
Na solenidade do Mérito Empresarial, acompanhando o homenageado Alarico Assumpção Júnior, a ACIA esteve representada pelos empresários Carlos Antônio Vieira e Leonardo Daher de Melo, respectivamente, presidente e vice-presidente da entidade, que se fizeram presentes acompanhados das esposas Luciana Menezes Vieira e Liliane Rodovalho Miranda de Melo. 
 
Quatro vezes presidente
 
O Empresário do Ano de Araguari, Alarico Assumpção Júnior, na noite de premiação do Mérito Empresarial da Federaminas ainda comemorava a sua reeleição para o quarto mandato como presidente da Fenabrave. A eleição aconteceu na última quinta-feira (23) em Assembleia Geral realizada na sede da entidade, em São Paulo, pelos presidentes das associações de marcas, filiadas à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Ele, que ocupa a presidência executiva da entidade desde 2009, tomará posse oficialmente no dia 1.º de janeiro para cumprir o novo mandato para o triênio 2018-2020.
 
O homenageado é também diretor superintendente do Conselho de Acionistas da Holding Deriva Participações S/A (Grupo Suécia), empresa sediada em Uberlândia que detém as concessionárias Suécia Veículos S/A (Volvo), Viking-Center – Seminovos Pesados, Urca Motors Veículos Ltda (Hyundai), Urca Imports, Urca Automóveis (Honda), Juruá Empreendimentos e empresas das marcas distribuídas nos estados de Tocantins, Goiás, Distrito Federal e em Minas Gerais, totalizando 25 empresas.
 
Na vida associativa, Alarico Assumpção Júnior foi presidente do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva da ABRAVO - Associação Brasileira dos Distribuidores Volvo (1992-2004), Conselheiro Deliberativo da Fenabrave (1992-2004) e Vice-Presidente da federação entre 2005 e 2008.
 
 
Alarico Assumpção Júnior, além de presidente da Fenabrave, também, é presidente da ALADDA – Asociación Latinoamericana de Distribuidores de Automotores, entidade que representa todos os concessionários de veículos da América Latina e Estados Unidos, para o biênio 2016/2018. A entidade representa as Associações Nacionais de concessionários da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.