Grupo de Juventude Rural discute propostas em seminário

O objetivo é debater e formular propostas para serem incluídas no Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural.

Por Admin 14/11/2017 - 12:39 hs
Foto: Divulgação
Grupo de Juventude Rural discute propostas em seminário
A ideia é que o plano se torne o principal documento orientador de políticas públicas para a juventude agricultora familiar mineira.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf), por meio do Grupo Temático de Juventude Rural, realiza na próxima sexta-feira (17/11), no Sesc Uberlândia, às 14h, a primeira etapa do projeto “Seminários Territoriais Juventudes do Campo”.

O objetivo é debater e formular propostas para serem incluídas no Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural.

Reivindicação dos movimentos sociais e populares que organizam a juventude do campo em Minas Gerais, a ideia é que o plano se torne o principal documento orientador de políticas públicas para a juventude agricultora familiar mineira.

O primeiro seminário, que ocorrerá em Uberlândia, pretende reunir representantes da juventude rural do Território de Desenvolvimento Triângulo Norte, que abrange 45 municípios mineiros.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, debater com as juventudes do campo os rumos de uma política de desenvolvimento agrário que respeite as suas especificidades é o caminho para alcançarmos um desenvolvimento integrado do nosso Estado.

“O papel da nossa secretaria é dialogar com esta juventude e traduzir em um plano de ação aquilo que deve ser realizado nos próximos anos em torno da política de desenvolvimento agrário, no que diz respeito à juventude agricultora”, disse.

Está prevista a realização de 17 encontros em todos os territórios de desenvolvimento do estado, entre novembro de 2017 e maio de 2018, além de debates junto aos movimentos sociais que dialogam sobre a pauta.

“Debater o plano estadual de juventude e sucessão rural em todos os territórios é um compromisso que assumimos para as juventudes do campo que devem ter suas especificidades respeitadas e é comum que estas especificidades estejam relacionadas com o território em que vivem”, ressalta o subsecretário de Agricultura Familiar da Seda, Lázaro Reis.

Ao final da realização dos seminários e das consultas aos movimentos, será realizado o II Seminário Estadual de Políticas Públicas de Juventudes do Campo com o objetivo de validar o documento final que será encaminhar ao Governador do Estado para constituição da política pública.
 
Serviço:

Seminários Territoriais Juventudes do Campo – Etapa Uberlândia
Data | Horário: 17 de novembro (sexta-feira), às 14 horas.
Local: Sesc Uberlândia - Rua Benjamim Constant, 844 -  Aparecida.
Informações: (31) 3915-9702 ou 3915-8790

(via Agência Minas)